Antivírus

Nossos fornecedores encorajam todos os usuários a instalarem antivírus de mercado, de acordo com sua própria escolha, e a manterem esses antivírus atualizados. Recomendamos observar a configuração das portas do firewall, uma vez que algumas portas e serviços requerem configurações adequadas para que não haja interferência com o software. Também é importante excluir arquivos históricos da verificação automática, para evitar que softwares legítimos sejam indevidamente bloqueados. Adicionalmente, existem soluções de cibersegurança específicas para ambientes industriais, que facilitam a configuração e respeitam as necessidades do ambiente de produção, como baixo consumo de memória e processamento, suporte a sistemas desatualizados, falta de acesso à internet, etc.

Posso ter acesso a documentos técnicos mais antigos?

Em nosso acervo técnico você encontra artigos, faça-fácil, videos e tutoriais sobre produtos publicados pela Aquarius ao longo dos últimos anos. Verifique com atenção as versões de produtos às quais estes roteiros se referem, pois, embora este material possa ser usado como referência, o mesmo pode ser dependente de versão. Selecione a categoria:

Quais são os SIMs mais recentes para softwares GE?

Os SIMs (Software Improvement Modules ou módulos de melhoria de software) são pequenos pacotes de correções de produtos, fornecidos pela GE. Eles têm o objetivo de corrigir bugs ou melhorar funcionalidades. Os SIMs são cumulativos ao longo das versões, ou seja, a nova versão do software virá com todos os SIMs da versão anterior do mesmo. Caso seja necessário baixar um ou mais SIMs, clique aqui.

GE CIMPLICITY: Requisitos de hardware e software

Veja aqui as configurações necessárias de ambiente (hardware e software) para o GE CIMPLICITY. Para uso de diversos produtos no mesmo ambiente, os requisitos devem ser aumentados, para suportar adequadamente a aplicação final. Em caso de dúvida, encaminhe e-mail para suporte@aquarius.com.br.

GE Historian: Adição de tags para a coleta de dados.

Este documento mostra como adicionar tags no GE Historian para a coleta de dados de uma aplicação iFIX existente. A coleta de outras fontes de dados, como OPC, é similar.

GE Historian: Como acesso dados do Historian no SQL Server?

Informações de produção consolidadas através de indicadores e armazenadas em historiadores de processo, como o GE Historian, muitas vezes devem ser integradas com os sistemas de gestão das empresas, para permitir melhor visibilidade, controle e planejamento das operações. Através da ferramenta OLEDB do GE Historian, os dados armazenados no servidor poderão ser acessados por aplicativos externos, como é o caso da integração com o banco de dados Microsoft SQL Server através da funcionalidade Linked Server. Essa “ponte de comunicação” entre servidores SQL e OLE DB facilita a estruturação de consultas e a geração de relatórios de diferentes fontes de dados. Este documento apresenta as etapas de configuração necessárias para integrar os dados do GE Historian com o banco de dados SQL.

GE Historian: Requisitos de hardware e software

Veja aqui as configurações necessárias de ambiente (hardware e software) para o GE Historian. Para uso de diversos produtos no mesmo ambiente, os requisitos devem ser aumentados, para suportar adequadamente a aplicação final. Em caso de dúvida, encaminhe e-mail para suporte@aquarius.com.br.

GE iFIX: Como atualizo a versão de uma aplicação?

Veja neste documento as configurações necessárias para a atualização de versão de uma aplicação GE iFIX.  

GE iFIX: Como configuro a segurança no iFIX?

A segurança no GE iFIX está sub-dividida em 3 partes principais:
  • Restrição de acesso entre estações Clientes/Servidor;
  • Definição de Permissões para Grupos e Usuários;
  • Assinatura Eletrônica.
Veja detalhes e aspectos adicionais de segurança de ambiente neste documento.

GE iFIX: Com quais versões de Windows o iFIX é compatível?

Veja aqui a matriz de compatibilidade de versões do iFIX com versões do Windows.

GE iFIX: Como configurar Historian Essentials no iFIX

Veja aqui como configurar o Historian Essentials para registro de valores históricos no GE iFIX.

GE iFIX: Como uso o bloco de alarmes do iFIX?

As tags de alarmes do GE iFIX, DA (Digital Alarm) e AA (Analog Alarm), são dedicadas à manipulação dos alarmes da aplicação. Elas apresentam campos adicionais de configuração que acrescentam inteligência e recursos importantes para tratamento de alarmes no GE iFIX. Neste documento, usamos o tag AA para ilustrar o uso desses recursos adicionais.

GE iFIX: Configuração de Redundância.

Este documento mostra detalhes da configuração correta da redundância e também da manutenção de base de dados em um sistema redundante.

GE iFIX: Posso desenvolver uma aplicação em uma versão e executar em outra?

Uma aplicação desenvolvida em uma versão pode ser convertida para versões posteriores, porém, o contrário não ocorre. A versão mais recente possui mais recursos e funcionalidades previstos e não é possível descartar essas diferenças, mesmo que os recursos não sejam usados. Assim, recomendamos sempre o uso da versão mais recente para desenvolvimento e execução; se isso não for possível, a mesma versão deve ser usada desde o início do projeto.

GE iFIX: Requisitos de hardware e software

Veja aqui as configurações necessárias de ambiente (hardware e software) para o GE iFIX. Para uso de diversos produtos no mesmo ambiente, os requisitos devem ser aumentados, para suportar adequadamente a aplicação final. Em caso de dúvida, encaminhe e-mail para suporte@aquarius.com.br.

GE iFIX: Terminal Server passo a passo.

O iFIX, utilizando licenciamento específico, roda em Microsoft Terminal Server. Este documento detalha a configuração básica do servidor Terminal Server, passa pela instalação do iFIX já com o Terminal Server habilitado e mostra os atalhos para “startup” da aplicação.