OpenTAS: Gestão de terminais (TMS)

Desde a automatização de tarefas ao processamento de dados, o sistema de gestão de terminais OpenTAS gerencia todos os passos e etapas de uma operação downstream. Ele se comunica com equipamentos de campo, com sistemas ERP e com todos os parceiros na cadeia de abastecimento. Combina uma ampla variedade de funções com uma perfeita integração com o ERP.  É dimensionável para atender às diversas necessidades de operadores de terminais de granéis líquidos.

Benefícios

Os principais benefícios oferecidos pelo OpenTAS são:

  • Equilíbrio entre a oferta de um conjunto de funcionalidades prontas e um alto grau de customização para atender a qualquer necessidade;
  • Otimização e automação dos processos comerciais, logísticos e administrativos;
  • Redução de tempo, custos e mão de obra necessária no terminal de granéis líquidos;
  • Processos integrados de gestão da cadeia de abastecimento (distribuição, operações do terminal e transporte);
  • Visibilidade nítida dos processos de distribuição;
  • Integração de todos os modais de transporte em todos os níveis de automação;
  • Solução extremamente objetiva e completa, abolindo ferramentas isoladas e minimizando integrações;
  • Conformidade assegurada com a legislação e com os regulamentos de segurança.

Modularidade

Graças à sua constituição modular, o sistema de gestão de terminais OpenTAS da Implico é uma solução versátil em um ambiente diversificado. Ele permite que seus usuários aumentem o grau de automação passo a passo, oferecendo otimização de processos sob medida para terminais de granéis líquidos e refinarias.
O armazenamento de granéis líquidos é um ramo de atividade complexo. É extremamente improvável que dois operadores de terminais enfrentarão exatamente os mesmos desafios. Portanto, não é suficiente ter uma solução que atenda aos requisitos de um caso de negócio específico. Em vez disso, a solução deve estar aberta para qualquer cenário, solicitação ou alteração.

Como solução progressiva e preparada para o futuro, o OpenTAS cumpre esses critérios. Ele é estruturado sobre quatro pilares dimensionáveis que se complementam e reforçam mutuamente. Conheça essas “quatro dimensões”.

Funções básicas

As funções básicas marcam a espinha dorsal do OpenTAS. Elas abrangem todas as áreas relevantes, desde a entrada até a saída: gestão de reservas, planejamento, acesso e filas, carregamento e descarregamento, conversão de quantidade, inspeção de segurança, lacre, pesagem, movimentação e muito mais. Aqui, o OpenTAS engloba todas as funcionalidades de modo integral.

Com relação ao modal de transporte, o OpenTAS é capaz de gerenciar cada opção disponível: desde caminhões, vagões e embarcações até dutos e tanque a tanque.

Eficiência, transparência e segurança são apenas algumas das vantagens de que uma instalação totalmente automatizada se beneficia diariamente.

Integração com ERP

A integração com ERP conecta o OpenTAS com o sistema de planejamento de recursos empresariais do usuário. Um vínculo estreito permite ciclos de automação úteis, como, por exemplo, refazer pedidos automaticamente. A inovadora solução OpenTAS oferece grande flexibilidade e permite uma comunicação de alto desempenho com todos os principais sistemas de ERP disponíveis no mercado e em especial com SAP.

As empresas podem ter a certeza de que o OpenTAS irá se encaixar em seu ambiente de TI existente. Além disso, o vínculo bilateral da logística e do comércio produz possibilidades
totalmente novas para transparência e otimização.

Recursos Abrangentes

Os recursos abrangentes são tecnologias inovadoras que expandem as funcionalidades básicas. Eles proporcionam facilidade e automação.

Algumas das ofertas mais importantes do OpenTAS são a gestão de contratos de serviço (tratamento eficiente de contratos de serviço), automação de portões, cancelas e câmeras (identificação de veículos na entrada) e carregamento operado por motorista (essencial para um terminal de granéis líquidos totalmente automatizado). Além disso, o OpenTAS é compatível com dispositivos portáteis (integração de operações de campo), manuseio de EMCS e gestão de inventário em tempo real. Os relatórios aprofundados do OpenTAS ornecem uma ótima variedade de KPIs para otimização de processos direcionados.

Serviços em Nuvem

Além de ser oferecido com instalação local clássica, o OpenTAS está disponível como software baseado em nuvem, como serviço (SaaS). Isso traz diversas vantagens, como controle e redução de custos (hardware e manutenção), implementação rápida, altíssima disponibilidade e escalabilidade ilimitada, além de análises em tempo real e simplificação do ambiente de TI. Há, ainda, comunicação de dados e serviços de inteligência comercial fora da nuvem. Esses serviços filtram, organizam e convertem as enormes quantidades de dados produzidos pelos participantes na cadeia de abastecimento. Adicionalmente, eles permitem ofertas de serviço completamente novas para instalações de armazenamento.

Add-ons

Existem pacotes de expansões (add-ons) desenvolvidos para resolver desafios específicos e aumentar a eficiência dos negócios. Exemplos são o AddPAD, um analytics dashboard para o processo, AddMDI para integração com dispositivos móveis e o AddTCO para sugestão automática de viagem. Também é possível integrar add-ons desenvolvidos por parceiros ao OpenTAS.

Enriquecimento dos dados

O UnitedDAT é um data broker que gerencia a troca de dados entre as diferentes áreas da companhia, permitindo a integração entre diferentes sistemas de TI e a unificação de todos os dados obtidos, de modo a disponibilizá-los em camadas mais sofisticadas (como plataformas de relatórios, BI, Machine Learning e IA). Sendo assim, torna-se possível identificar causalidades entre atividades básicas e seu impacto nos negócios, sendo esta uma forma de aumentar a lucratividade sem riscos e com a máxima eficiência.

Automação robótica de processos (RPA)

O UnitedBPA traz a possibilidade de usar bots para realizar tarefas repetitivas, tornando a operação mais eficiente, padronizada e menos sujeita a erros, além de detectar conflitos causados por mudanças no planejamento (ex.: atraso na chegada de caminhões ou navios) e até contextualizar notícias de diversas fontes à operação da companhia (ex. prever possíveis gargalos causados por anúncio de aumento no preço do combustível).