Série de webinars 2020

1ª Série de webinars sobre Inteligência Industrial 

Conceitos | Tecnologias | Demonstrações Técnicas

Certamente, você já se deparou com os termos Indústria 4.0, Manufatura Avançada, Transformação Digital, IIoT e se perguntou o quanto disso era marketing e o quanto poderia impactar verdadeiramente a sua vida. O fato é de que todas iniciativas criadas dentro desse contexto miram um único alvo: a Inteligência Industrial. Operar uma planta de maneira inteligente é ter a possibilidade de tomar decisões assertivas, baseadas em dados de tempo real e históricos, antecipando situações indesejáveis e mantendo seus processos perfeitamente controláveis.

Na prática, cada empresa tem hoje a oportunidade de transformar de maneira significativa a sua realidade operacional através do emprego das tecnologias que estão por trás destes conceitos, modificando a forma como se relaciona com seus clientes e fornecedores, afetando diretamente sua competitividade. Mas é necessário agir rápido para acompanhar esse movimento.

Esta série de webinars apresentou uma jornada dividida em 7 episódios que abordam diferentes passos tecnológicos que devem ser trilhados para a concepção, viabilização, implantação e ampliação de iniciativas baseadas em software para a indústria. Em todos os webinars houve demonstração técnica de alguma ferramenta relacionada ao tema.

Ferramenta, Horário e Datas:

Todos os webinars foram apresentados através do Microsoft Teams, que permite acesso gratuito e via web, sem a necessidade de nenhuma instalação local. Eles tiveram a duração aproximada de 1 hora.

 

Webinar 20/08/20 (realizado também em 25/06/2020) – Base de Dados Industrial

Fundamental para a grande maioria das aplicações industriais, o sistema de coleta e armazenamento de dados históricos está em constante evolução. Será apresentado o Proficy Historian 8.1 e suas possibilidades de conexão e cálculo, tão importantes para as camadas superiores de apresentação de dados e gestão (aplicações MES, PIMS, Gestão de Malhas, Gerenciamento de Alarmes, ERP, Controle Avançado, Simulação, Manutenção Preditiva, etc.).

ACESSE A GRAVAÇÃO

 

Webinar 13/08/2020 (realizado também em 11/06/20) – Supervisão e Controle

Este primeiro webinar é focado na apresentação de uma das ferramentas mais importantes para a operação indusutrial: o sistema SCADA. A ferramenta utilizada para a demonstração é o sistema Proficy iFIX da GE Digital, que acaba de receber a versão 6.1, contando com importantes novidades.

ACESSE A GRAVAÇÃO

 

Webinar 02/07/20 (já realizado) – Gestão da Produção (MES/ MOM)

É nesta camada de software que são tratadas as informações de eficiência e qualidade da produção. Estudos relacionados à paradas não-programadas, rastreabilidade e genealogia fazem parte deste universo, bem como a integração dos dados de processo com o ERP. Será demonstrada a ferramenta Proficy Plant Applications 8.1 e suas novidades.

ACESSE A GRAVAÇÃO

 

Webinar 08/07/20 (já realizado) – Sistema Web para Gestão de KPIs

O sonho da maioria dos gestores industriais é ter em suas mãos o resumo dos principais indicadores de desempenho operacional. Esse webinar tratará da possibilidade de conexão com múltiplas fontes – bancos relacionais, históricos e de tempo real – para a obtenção de informações acessíveis através de um dashboard único, via web. Será realizada a demonstração do Visual KPI, uma ferramenta perfeita para esse tipo de demanda.

ACESSE A GRAVAÇÃO

 

Webinar 16/07/20 (já realizado) – Gestão de Malhas de Controle e Sintonia PID

Manter a estabilidade dos processos industriais é chave para garantir a qualidade do que é produzido. Sabemos que a gestão das malhas de controle de temperatura, pressão, PH, nível, entre tantas outras é um grande desafio. Ferramentas como o PlantESP e o Loop-Pro Tuner permitem compreender quais são as malhas mais críticas, quais precisam de ajustes e qual seria a melhor sintonia para diminuição de sua variabilidade.

ACESSE A GRAVAÇÃO

 

Webinar 23/07/20 (já realizado): Backup Automático e Gestão de Mudanças de Aplicativos de Automação

Alguns dos mais importantes ativos industriais são os softwares de automação. Garantir o backup automático dos programadores de CLP e sistemas SCADA é tão importante quanto gerenciar as alterações feitas em ladder, telas de operação, bases de dados, forces etc. Será demonstrada uma ferramenta que possui todas essas capacidades para sistemas de múltiplos fabricantes: o VersionDog.

ACESSE A GRAVAÇÃO

 

Webinar 30/07/20 (já realizado): Gerenciamento de Alarmes Operacionais

É comum visitar uma sala de operação e notar que os alarmes são silenciados sem a devida averiguação, devido ao elevado número de ocorrências. Muito desses alarmes não correspondem à necessidade de ação do operador e não deveriam chamar a sua atenção numa tela de operação. Ferramentas como o ProcessVue, que será demonstrado, são importantes aliados no trabalho de racionalização de alarmes, que leva as plantas à uma situação mais segura e eficiente.

ACESSE A GRAVAÇÃO

 

Público alvo: profissionais da indústria

Evento gratuito. Vagas limitadas.

 

Sobre o coordenador da série de webinars:

Carlos Paiola é mestre em engenharia de automação e controle e graduado em engenharia elétrica pela Poli/USP – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência em projetos de integração de sistemas e atua com softwares líderes de mercado para automação e gestão industrial. É autor de artigos sobre gestão de operações, supervisão e controle e normas ISA (The International Society of Automation) em revistas e congressos técnicos e científicos. É sócio e diretor da área comercial da Aquarius Software e professor do curso “Indústria 4.0: Conceito, Método e Aplicação Prática” da Fundação Vanzolini. É também diretor da ISA São Paulo Section e fundador da seção estudantil Poli/USP.