Inteligência artificial e aprendizado de máquina: oportunidades de aplicação em automação

Inteligência artificial, aprendizado de máquina, indústria 4.0, entre outras, são tecnologias importantes na automação industrial. Nessa edição da Revista Automação, Ricardo Caruso vai explicar as diversas oportunidades de aplicação dessas tecnologias. Caruso é Diretor Técnico e Sócio da Aquarius Software e Professor de Indústria 4.0 da Fundação Vanzolini.

O conceito

A princípio, é importante saber o conceito de cada um.  A inteligência artificial abrange técnicas com softwares e dispositivos que simulam o comportamento humano ou sua biologia. Dessa maneira, entre algoritmos e aplicações diferentes, vários resultados podem ser atingidos.

Já o aprendizado de máquina é o subconjunto das aplicações da IA. Através de exemplos, pode-se encontrar relações entre variáveis de determinado conjunto. Dessa maneira é muito aplicada na área industrial, já que possui capacidade de prever falhas em equipamentos, ou identificar problemas de qualidade baseado em imagens.

O principal foco da inteligência artificial e do aprendizado de máquina é a automação. As equipes de automação são responsáveis não apenas pela manutenção dos sistemas de controle. São responsáveis também pela coleta de dados desses sistemas. Esses dados são fundamentais na construção de sistemas de análises, que usam aprendizado de máquina como apoio nas decisões desde o chão de fábrica.

Os benefícios da aplicação de ambos já são comprovados, mas um projeto de IA é um projeto de inovação. Dessa forma, a indústria investe na melhoria do processo e é isso que conduzirá ao objetivo final. Portanto, antes de definir qualquer investimento, é importante que os envolvidos saibam mapear claramente os objetivos e impactos que desejam ao negócio. Também é importante que saibam escolher a equipe responsável por conduzir todo o processo e, garantir a capacitação dessa equipe.

A entrevista

Confira a entrevista completa publicada em 3 de abril de 2023 na Revista Automação. Ricardo Caruso te mostrará a variedade de oportunidades de aplicação da inteligência artificial e aprendizado de máquina.