Aquarius Software

Os desafios do setor de saneamento são muitos: envelhecimento das estruturas e equipamentos, elevado custo da energia, riscos ambientais, aumento de demanda, dificuldade no controle de perdas, entre outros. Eles são o grande motivo para as recentes ações de atualização tecnológica que, dentro do atual contexto da Indústria 4.0, convencionou-se chamar de “Saneamento 4.0”.

No Saneamento 4.0 os sistemas SCADA são parte importante deste contexto e trazem grandes benefícios operacionais quando projetados, implantados e operados de forma apropriada. A Norma ISA 112 será uma grande aliada dos profissionais envolvidos com esse tipo de tecnologia.

Confira a seguir a participação da Aquarius em importante feira do setor de saneamento e uma entrevista sobre a Norma ISA 112.

FENASAN 

Participamos recentemente da mais importante feira do setor de saneamento, a FENASAN, contribuindo com a apresentação de tecnologias para coleta de dados de processo e demonstração de informações consolidadas via web de níveis de abastecimento, indicadores de perdas de água, uso eficiente de energia elétrica e, até mesmo, geração de alarmes preditivos para a manutenção de equipamentos.

Nossa participação foi em conjunto com a Digitrol, empresa especializada em Instrumentação de Processo e Analítica, que compõe o ecossistema de parceiros da Aquarius Software. Além de reforçar a importância de um sistema SCADA, como o Proficy iFIX da GE Digital, apresentamos a solução para coleta e armazenamento de dados históricos (Proficy Historian), a solução Predix APM para gestão de ativos e o Visual KPI da Transpara, para visualização web de indicadores em tempo real.

Sistemas como esses, que possibilitam a tomada de decisões em tempo real e, até mesmo, de maneira preditiva, estão impulsionado uma série de melhorias para o setor de saneamento. Tecnologias habilitadoras como o IoT, técnicas de Machine Learning e computação em nuvem possibilitam cada vez mais a aplicação de sistemas como os que trabalhamos, trazendo vantagens operacionais significativas para as empresas, impactando na gestão de custos, perdas de água e uso eficiente de energia.

Foto DiogoO extenso histórico da Aquarius no setor de utilidades – com destaque para saneamento – habilita a empresa a ser uma das principais fornecedoras de tecnologia para este segmento industrial. Somos especialistas em soluções baseadas na digitalização de dados de processo para a geração de informações acionáveis por todos os tipos de usuários – do operador ao superintendente – levando à maiores eficiência e segurança operacionais e reduzindo perdas e custos com manutenção”, comenta Diogo Gomes, consultor de vendas e especialista no setor de saneamento da Aquarius Software.

Norma ISA 112 para Sistemas SCADA

A Norma ISA 112 para sistemas SCADA (ou sistemas supervisórios) ainda está em criação pela ISA (The International Society of Automation). A proposta desta norma é tratar das boas práticas relacionadas ao desenho, implementação, operação e manutenção de sistemas de Supervisão e Controle. Ela será aplicável a qualquer tipo de indústria e terá uma aderência muito boa ao setor de saneamento.

foto capa ISA112

Carlos Paiola, Diretor de Marketing e Vendas da Aquarius Software e Diretor da ISA São Paulo Section, foi entrevistado sobre o tema, uma vez que é um dos representantes brasileiros no comitê internacional de criação da norma. Confira o artigo publicado na Edição 249 da Revista Controle e Instrumentação (página 46). Acesse a entrevista.

 

 

Vamos Conversar?

Entre em contato para mostrarmos nossas soluções.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência no nosso site. Ao continuar a navegação, você concorda com nossas políticas de privacidade e de utilização de cookies.