O Ser Humano no Centro da Indústria 4.0

A Indústria 4.0 acelerou consideravelmente a velocidade de adoção de novas tecnologias pelas indústrias. Umas das grandes consequências é que a fronteira em humanos e máquinas muda diariamente e, em alguns momentos, de maneira drástica.

O fato é que a tecnologia altera não somente a forma como trabalhamos; ela também altera significativamente o conteúdo do trabalho e as habilidades necessárias para sua execução. Ela acaba por ditar quais empregos são descontinuados ou valorizados e, até mesmo, quais são criados.

O emprego de tecnologia é o que tem feito a diferença na busca da competitividade das empresas, mas também traz maior sustentabilidade ambiental e social para o negócio, normalmente levando ao menor consumo de água, energia e de outros insumos, além de gerar produtos de maior qualidade para o consumidor.

Entender como as diferentes tecnologias afetarão o trabalho é crucial para determinar os próximos passos de cada profissional, pois é ele que estará no “olho do furacão”, bem no centro da Indústria 4.0 – ou não. Caso não seja capaz de entender as novas tecnologias, sua terminologia, sua utilidade prática e não tenha a menor ideia de casos de aplicação que resultaram em sucesso (ou insucesso), esse profissional decretará sua obsolescência e será arrastado para longe pelo turbilhão criado por esse movimento que vivemos.

Confira o artígo na íntegra, divulgada no portal da Ind4.0

10/07/2023 – Ind4.0