Conceito da Indústria 4.0

Obra24horas, 31/08/2018

Recorte matéria Aquarius

Muito tem se falado sobre a nova tecnologia: “Internet das coisas (IoT)”, que é uma extensão da Internet como conhecemos aplicada aos objetos que utilizamos em nosso dia-a-dia, permitindo que se conectem à rede mundial de computadores.

A IoT tem possibilitado às indústrias tradicionais uma produção mais eficiente. Essa aplicação é chamada Indústria 4.0, principalmente na engenharia e construção civil.

Para falar mais sobre o assunto o Obra 24 horas conversou com Ricardo Caruso – Engenheiro, Instrutor e Consultor do programa de Indústria 4.0 da Fundação Vanzolini.

A Fundação Vanzolini, é uma instituição privada, sem fins lucrativos.

Confira a entrevista:

O que é o conceito de indústria 4.0?
Ricardo Caruso: A Indústria 4.0 pode ser definida como um movimento global de busca pela competitividade de parques industriais nacionais através da larga adoção de tecnologias na produção.

Apesar de apresentar algumas diferenças regionais, tecnologias inovadoras como inteligência artificial, internet das coisas, realidade aumentada e impressão 3D estão no centro dessa discussão, aliadas a sistemas altamente integrados, tanto dentro das companhias como entre diferentes empresas.

Continuar lendo