Redução de custo na manutenção de máquina com a Indústria 4.0

A Voz da Indústria, 25/09/2018

Descubra como a Indústria 4.0 impacta na redução dos custos de manutenção das máquinas de uma empresa

A indústria 4.0 está transformando o modo de organizar e de produzir das indústrias, reduzindo perdas e custos, enquanto aumenta a produtividade e lucratividade das empresas – tudo isso com a utilização de novas tecnologias e gerenciamento de dados.

“Inovações de várias naturezas já estão acontecendo no ambiente industrial.
Sistemas que usam inteligência artificial e computação em nuvem têm sido adaptados para as necessidades da manufatura”,
diz o engenheiro Ricardo Caruso, instrutor do programa de Indústria 4.0 da Fundação Vanzolini.

Na área da manutenção das máquinas, isso não é diferente: a Indústria 4.0 é capaz de aumentar a eficiência e reduzir os custos necessários para manter as máquinas em bom estado de funcionamento – até mesmo aumentando a vida útil dos equipamentos.

Confira, a seguir, a importância deste campo na transição das empresas para este novo modelo industrial.

O impacto das manutenções na competitividade

Em um mercado cada vez mais competitivo, as indústrias devem estar sempre preparadas para não perder eficiência em relação às concorrentes, pois isso pode ser uma falha extremamente prejudicial ao crescimento da empresa. Um imprevisto que obrigue a indústria a realizar uma parada forçada na linha de produção gera gastos com substituição das peças e contratação de equipe para reparação com urgência, o que pode resultar em um custo de milhares de reais à empresa.

Por isso, é de extrema importância que as empresas visem otimizar a manutenção da sua linha de produção, garantindo o correto funcionamento e eficiência para manter seus padrões de qualidade de produtividade – e a Indústria 4.0 oferece grandes avanços tecnológicos para prevenir este tipo de problema.

Continuar lendo.