Copersucar faz parceria com Aquarius Software

Revista PS – Produtos e Serviços, 17/09/2018

Recorte matéria Aquarius      Imagem equipamento

 

A Copersucar está dando um passo tecnológico importante  ao redesenhar seus processos, reformular sua operação e facilitar a tomada de decisão em tempo real

Atuando com logística integrada na cadeia de valor da cana-de-açúcar e unindo o campo e a indústria, a Copersucar é uma comercializadora global de açúcar e etanol. Como toda empresa de seu porte, a Copersucar enfrenta uma série de desafios rotineiramente, mas quando um grande incêndio atingiu os armazéns da companhia em 2013, ficou evidente um dos maiores já enfrentados: a necessidade de atualização de toda a sua operação.

No âmbito da automação industrial, os executivos da companhia optaram por uma auditoria, que mostrou oportunidades de melhorias pelas atualizações de software, emprego de novas tecnologias e novos processos. O terminal de Santos já operava com algum nível de automação industrial, mas, na ocasião, identificaram a possibilidade de reduzir contingências e tornar a operação e a manutenção mais previsíveis.

Não era possível, por exemplo, contabilizar as perdas referentes aos problemas de desempenho e eficiência de forma detalhada e com identificação das causas. Visando maior efetividade, o time de Manutenção e Engenharia da Copersucar tomou a decisão de recomeçar, redesenhando processos e trazendo novas soluções tecnológicas para superar os desafios apresentados. Com isso foi necessário investir um tempo significativo dentro do Centro de Controle Operacional (CCO) para a configuração dos sistemas.

A Aquarius Software foi a parceira escolhida para este projeto, atuando como fornecedora dos sistemas e auxiliando a Copersucar no desenho da solução, treinamento de software e suporte à implantação de cada sistema. Uma das prioridades na contratação do projeto com a Aquarius foi identificar e tratar os aspectos do processo que poderiam comprometer a segurança da operação e impactar a produtividade diária, devido a eventuais paradas não programadas e intercorrências.

Ler matéria completa.

Se preferir, veja na página da Revista PS – Produtos e Serviços. Esta matéria também foi publicada em: portal ITForum365  (21/11/2018), Portal Ind4.0, Portal Fator Brasil, Jornal Joseense, Portal SEGSOverBR, TechnologyHUB , Radar Industrial  (19/02/2019) e na revista Meio Filtrante (21/02/2019).