Workshop 2024: Inteligência Operacional 4.0

Prepare-se para uma experiência única de aprendizado, networking e inspiração! Após o sucesso do Workshop 2023: Inteligência Operacional 4.0, estamos de volta com os Workshops de 2024 em mais três cidades do Brasil: Curitiba, Belo Horizonte e Salvador, em parceria com a GE Vernova, Seeq e TXOne.

Você está pronto para mergulhar em um dia repleto de conhecimento, insights e conexões valiosas?

Marque estas datas na sua agenda:

  • Curitiba: 25 de abril – Centro de Eventos FIEP – Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico, Curitiba – PR
  • Belo Horizonte: 5 de junho – FIEMG –Av. do Contorno, 4456 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
  • Salvador: 19 de junho – Mercure Salvador Rio Vermelho: R. da Fonte do Boi, 215 – Rio Vermelho, Salvador – BA

Estamos preparando uma programação incrível de palestras lideradas por especialistas do setor, prontos para compartilhar suas experiências e orientações para o sucesso.

O QUE VOCÊ PODE ESPERAR:

  • Palestras esclarecedoras de especialistas do setor.
  • Oportunidades únicas de networking com outros profissionais.
  • Insights valiosos e soluções para impulsionar seus projetos e tornar sua produção mais eficiente.
  • Ambiente ideal para troca de ideias e aprendizado.

PROGRAMAÇÃO:

  • 8h00 – 8h30 – Boas-vindas / Café da manhã
  • 8h30 – 8h40 – Abertura
  • 8h40 – 9h00 – Introdução: Tendências em Tecnologias Industriais
    Quais são as tendências tecnológicas para a indústria? A evolução das tecnologias é constante e você precisa estar atualizado sobre as novidades para poder decidir o que faz ou não sentido para a sua realidade operacional.
  • 9h00 – 9h30 – Gestão de Mudanças e Backup Automático
    Descubra a importância de garantir backup automático, controle de acesso e versionamento de programas e documentos relacionados aos equipamentos e softwares de controle de processos, como os softwares para programação de CLPs.
  • 9h30 – 9h50 – Gestão de Alarmes
    Sabemos que todo alarme operacional deve corresponder a uma ação, mas isso nem sempre é verdade em alguns sistemas de supervisão. Tem sido cada vez mais comum encontrar uma quantidade muito superior à recomendação das normas. Veja como enfrentar esse problema.
  • 9h50 – 10h15 – Coffeebreak
  • 10h15 – 11h45 – Operação de Alto Desempenho
    Conheça as novidades das tecnologias que são a base para a Inteligência Operacional e para a tomada de decisão baseada em dados: o sistema de supervisão Proficy HMI/SCADA iFIX e de gestão da operação, baseado no Proficy Historian e no Proficy Operations Hub da GE Vernova.
  • 11h45 – 12h30 – Gestão Inteligente da Produção/ IoT e Computação em Nuvem
    Os tradicionais sistemas MES permitem controlar a eficiência, a qualidade e a rastreabilidade do processo. A flexibilidade de nossa solução permite projetos para diferentes necessidades e tamanhos, habilitando sua implantação em uma linha, para todo o processo ou mesmo para múltiplas plantas industriais. Aliado a tecnologias habilitadoras como IoT e Cloud, os projetos de MES não tem mais limites.  
  • 12h30 – 14h00 – Almoço
  • 14h00 – 14h45 – Gestão de Malhas de Controle
    Monitorar via web em tempo real o controle dos diferentes processos industriais é possível e traz melhorias significativas. Acompanhar as principais métricas de desempenho, gerar alertas e apresentar recomendações de ações para a resolução de problemas é parte da rotina de quem opta pelo uso desse tipo de tecnologia.
  • 14h45 – 15h30 – Segurança Cibernética Industrial
    O uso cada vez mais intenso de computadores e redes interconectadas no chão de fábrica torna imprescindível que procedimentos de segurança cibernética – anteriormente restritos às redes corporativas – sejam estendidos para a área de produção. As iniciativas de Indústria 4.0 implicam, muitas vezes, no cuidado adicional com segurança.
  • 15h30 – 15h50 – Coffeebreak
  • 15h50 – 16h50 – Analytics: Transformando Insights em Ações com Seeq
    Entenda como a análise avançada de dados de processo pode transformar você em um profissional “data driven” e revolucionar seus resultados. Com o sistema Seeq, você e sua equipe podem trabalhar juntos para analisar dados históricos e de tempo real para gerar importantes insights, que tornarão a sua operação melhor a cada dia.
  • 16h50 – 17h20 – Realidade Aumentada
    Recursos como a Realidade Aumentada tem sido cada vez mais utilizados para instruções, checklists inteligentes, treinamentos e execução de procedimentos de manutenção ou operação. A mobilidade é hoje uma necessidade real de várias empresas e o uso da RA através de celulares, tablets ou óculos inteligentes como o RealWear tornam isso possível.
  • 17h20 – 17h30 – Encerramento
  • 18h00 – 20h00 – Happy Hour

O evento é gratuito. Não perca esta chance de se aprofundar em assuntos atuais e relevantes e melhorar a eficiência da sua indústria com soluções definitivas!

 

Ricardo Caruso

Ricardo Caruso é um profissional altamente qualificado, com mestrado em gestão de operações pela FEA/USP e formação em engenharia de automação e controle pela Poli/USP. Possui vasta experiência em sistemas de otimização e gestão industrial em diversos setores. Além disso, é autor de artigos sobre gestão de operações, inteligência artificial e manufatura avançada, e atua como professor no curso de Indústria 4.0 da fundação Vanzolini e como sócio-diretor da área técnica da Aquarius Software.

 

Rafael Gomes

Rafael Gomes é engenheiro de aplicação na Aquarius Software, onde colabora há pouco mais de seis anos. Atuou na execução de diversos projetos de automação, direcionados majoritariamente ao segmento de óleo e gás. Atualmente, cursa o MBA de automação industrial na Escola Politécnica da USP.

 

 

Diego Lazarte

Diego Lazarte é gerente de contas da Aquarius Software. Possui MBA em automação industrial pela Universidade de São Paulo (PECE-USP), graduação em engenharia Mecânica revalidada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e graduação em Automação Industrial pela Faculdade SENAI-SP. É autor do livro “Elementos de eletrônica e automação”, pela editora SER Educacional. Especialista na implantação de sistemas SCADA, PIMs, sintonia de malhas de controle, gerenciamento de alarmes e modelagem de processos industriais.

 

INSCREVA-SE AQUI e prepare-se para se inspirar, aprender e se conectar como nunca antes.

**Os participante de cada workshop que ficarem até o final concorrerão a uma Alexa que será entregue em seu endereço.