EDP firma parceria com a Aquarius Software para implantação de tecnologias da Indústria 4.0 em soluções de eficiência energética

04/02/2021 – Revista Automação

revista automacao

EDP também está focando na sua transformação digital. Essa transformação impulsiona a Indústria 4.0 e traz em si o conceito de operações mais eficientes. O emprego de tecnologia habilita empresas a transformar modelos de negócios e a maneira como se relacionam com seus clientes. Pensando nisso, a EDP Brasil, empresa com foco na venda de energia elétrica, passou a oferecer Soluções de Eficiência Energética, apoiada no uso de novas tecnologias em parceria com a Aquarius Software. Além de redução de custos, a mudança trouxe um novo modo de acesso à informação com sustentabilidade e segurança.

Desde 2016, a EDP Brasil atua com serviços de soluções em eficiência energética. Inicialmente, a supervisão e a gestão das operações em Campinas, Gravataí e São Paulo era feita por meio de recursos analógicos, mas com três plantas de geração de vapor e uma planta de geração de água gelada, havia um plano de crescimento, o que aumentou a necessidade de acompanhar as operações em tempo real, a partir de um único local físico e um único ambiente virtual.

A escassez de dados estruturados impossibilitava obter informações sobre a disponibilidade e o funcionamento de seus equipamentos, dificultando sua manutenção. Desta forma, a EDP Brasil identificou a oportunidade de estruturar essa operação com base no plano de crescimento dos seus Serviços de Eficiência Energética. Assim, era necessário que esse novo sistema pudesse atender stakeholders internos e externos, partindo de Porto Alegre, oferecendo escalabilidade e disponibilidade de informações em tempo real, impactando positivamente a prestação do serviço, elevando a operação e manutenção para um nível superior.

“No primeiro momento, a expectativa era atender à demanda pontual, que era a integração das operações que já existiam e, ao mesmo tempo, preparar o crescimento dos negócios. Seria imperativo que o sistema suportasse esse crescimento de uma forma simples – como um plug&play escalável”, comentou Rodrigo Schoneborn Nogueira, gestor O&M de Serviços de Eficiência Energética da EDP Brasil.

Confira a matéria completa,publicada em 4 de fevereiro de 2021, na Revista Automação.

Este assunto também foi notícia em Segs, Jornal Empresas & Negócios,  e no portal Engenharia Brasil.