Depois das indústrias, tecnologia 4.0 já se consolida no agronegócio

DCI, 21/08/2018

IImagem recorte matéria DCI

Aposta em sistemas de automação tem como objetivo facilitar a tomada de decisões e o acesso a informações sobre todas as etapas do processo produtivo, do campo ao embarque de produtos

Depois da agricultura de precisão, o conceito de indústria 4.0 ganha espaço desde a preparação das lavouras até o embarque de produtos para facilitar a tomada de decisões e elevar ganhos no agronegócio. De sistemas para monitorar cargas a robôs que calculam o imposto de renda, as alternativas não param de surgir.

Se na agricultura de precisão sensores e drones permitem a captação de dados que permitem uma atuação mais “precisa”, a agricultura 4.0 representa o passo seguinte, marcado pela automação, a integração de dados, a conectividade e o conteúdo digital. “O desafio é integrar esses dados de forma que eles sejam úteis para o produtor”, acrescenta a pesquisadora Sílvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária.

A Copersucar, maior comercializadora de açúcar e etanol do País, por exemplo, investiu R$ 800 mil em um sistema que permite o acompanhamento detalhado desde a chegada da carga no Porto até ao embarque no navio, no Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), no Porto de Santos, com todas as informações disponíveis em apenas uma tela ao operador.

A unidade embarca em média 600 mil toneladas por mês, ou até 14 navios por mês. Na Safra 2017/2018, a Copersucar registrou lucro líquido de R$ 147,2 milhões.

O novo sistema deve estar plenamente em funcionamento nos próximos 60 dias e a migração deve começar nesta semana. “Já tínhamos um sistema de supervisão, que é o padrão para o segmento, mas não uma integração dessas informações com o sistema de gestão”, afirma o gerente de manutenção e engenharia da Copersucar, Marcelo Latrova. “Desta forma, todos vão saber o que acontece em cada etapa do processo e será possível medir o desempenho dos equipamentos”, diz. Assim, se algo não está acontecendo da forma que deveria os ajustes necessários podem ser feitos, eliminando possíveis erros.

Continuar lendo.


Este assunto também foi notícia em: Revista PS – Produtos e Serviços.