O software de supervisão Proficy Cimplicity oferece ferramentas uteis que auxiliam o usuário final no desenvolvimento da aplicação. Nesse Faça Fácil iremos apresentar as funcionalidades da ferramenta CLIE, que poderá ser usada para:
- Exportação e importação de pontos entre projetos do Cimplicity
- Configuração dos pontos em arquivo no formato .csv
- Atualização da configuração de vários pontos ao mesmo tempo
Veja a seguir como usar o CLIE para fazer a exportação e importação da base de dados do Cimplicity entre projetos diferentes.
- Abra o projeto do Cimplicity que contém a configuração dos pontos. Com o projeto aberto, clique em Tool e em seguida, Command Prompt;
- Na janela do Command Prompt, digite o seguinte comando: cd C:\Program Files\GE Fanuc\Proficy CIMPLICITY\Seu Projeto\master e clique em “Enter”;
- Em seguida, digite o comando: clie export Nome do arquivo.csv.
- Dessa maneira, todas as configurações dos pontos do Cimplicity serão exportadas para o arquivo csv. Esse arquivo poderá ser editado e copiado para qualquer outro servidor do Cimplicity, de modo que possa ser importado em um novo projeto.
- Para realizar a importação, abra o novo projeto. Acesse novamente a janela do Command Prompt e use o comando clie import Nome do arquivo.csv.
- Ao final da importação os erros ou avisos gerados pelo CLIE (exemplo: tags com o mesmo nome serão interpretadas como uma modificação e, portanto serão sobrescritos) são registrados em um arquivo no diretório apontado pela variável LOG_PATH. Normalmente, esse diretório é o subdiretório LOG do seu projeto.
Depois de fazer uma importação ou exportação, examine o arquivo de log em busca de erros. Como esse é um arquivo ASCII, você poderá abri-lo com qualquer editor de texto. As mensagens são autoexplicativas. Informações adicionais poderão ser acessadas no arquivo Status Log.
Outros comandos que poderão ser usados na exportação/importação de configurações do projeto do Cimplicity são IDTPOP e SCPOP.
No exemplo a seguir, tais comandos serão utilizados na exportação/importação da lista de unidades de engenharia do projeto do Cimplicity.
- Novamente, será necessário abrir a janela do Command Prompt do projeto do Cimplicity que servirá de referência para exportação das informações.
- Acessar o diretório MASTER do projeto através do comando CD MASTER.
- As informações que serão exportadas serão armazenadas em um arquivo com a extensão .idt. O comando que deverá ser executado é com o seguinte: idtpop meas_unit. Onde meas_unit é o arquivo com as unidades de engenharia.
- Com o arquivo .idt criado é possível fazer a sua edição via bloco de notas.
- Copie o arquivo editado para o diretório MASTER do novo projeto e abra novamente a janela do Command Prompt.
- Para fazer a importação da nova configuração, utilize o comando scpop meas_unit, sendo que meas_unit é o arquivo com as unidades de engenharia modificado.
Portanto, utilize as ferramentas CLIE, idtpop e scpop para facilitar a edição offline das propriedades dos pontos do Cimplicity.
Baixe aqui este Faça Fácil em pdf.