PlantESP: Evitando falhas prematuras de ativos de produção - Aquarius Software

PlantESP: Evitando falhas prematuras de ativos de produção

PlantESP Graphic - June Catch of the Month

 

Evitando falhas prematuras de ativos de produção

Reajustar uma única malha de controle oscilatório melhorou o desempenho de todo o processo, eliminou desgaste desnecessário e quase dobrou o tempo de vida da válvula de controle associada, sem contar os benefícios de se evitar tempo de parada não planejada (que custa caro) e não ter que atribuir mais uma tarefa à equipe de manutenção da planta. Simples assim.

A movimentação de abertura da válvula de controle de uma malha, medida em termos de seu Output Travel (excursão da válvula), chegava à 110% por hora e a variabilidade do processo, medida pelo Erro Médio Absoluto (AAE), atingia 181 kg por hora. Ao implementar os parâmetros de ajuste recomendados pelo PlantESP (software de gestão de malhas de controle), o Output Travel despencou 95%, chegando a apenas 5% por hora e o valor da variabilidade caiu 45%, resultando em 99 kg por hora. Não foi necessária análise prolongada da causa raiz ou testes adicionais – os benefícios foram imediatos.

As informações acima foram obtidas a partir do “Relatório de Oscilação de Malhas” de um cliente do segmento de Alimentos & Bebidas (embora pudesse ser de qualquer tipo de indústria) e destaca os resultados para uma única malha de controle de vazão de vapor. A malha possuía três importantes indicadores que denotavam o declínio de desempenho (veja as setas em vermelho). Também é apresentada uma tendência do Output Travel da malha, mostrando o desempenho antes e depois do ajuste dos parâmetros de sintonia recomendados pelo PlantESP. O desgaste da válvula diminuiu 95% e o desempenho da malha melhorou 45%. 

Qual era a causa? 
A queda de desempenho de uma malha de controle PID é geralmente lenta, como foi o caso desta malha em particular. A malha foi destacada no relatório do PlantESP, já que os indicadores de desempenho foram excedidos. A equipe de engenharia realizou uma revisão do desempenho da malha em um período de tempo longo e detectou um declínio constante. Isso culminou com um rápido aumento tanto no Output Travel, quanto na variabilidade da malha.

Como o PlantESP descobriu isso? 
A mudança no desempenho foi destacada no Relatório de Oscilação de Malhas semanal, gerado e enviado automaticamente pelo PlantESP por email para os responsáveis pelo processo. Foi apontado um declínio no desempenho da malha em relação a três atributos principais: 1. Probabilidade de Oscilação, 2. Probabilidade de Stiction (agarramento/ atrito da válvula) e 3. Desvio de Sintonia. Através das informações e dos links disponíveis no relatório, o cliente conseguiu confirmar rapidamente as descobertas do PlantESP e implementar as mudanças necessárias nos parâmetros de ajuste do controlador.

Entre em contato conosco e solicite mais informações.

A Aquarius é referência em tecnologia e serviços para automação industrial, com soluções líderes de mercado e serviços diferenciados, do chão de fábrica ao ambiente corporativo. É a única distribuidora de software da GE Intelligent Platforms, da ACP ThinManager, da Control Station e da M.A.C Solutions no Brasil.