LICENCIAMENTO DE SOFTWARE GE DIGITAL PARA MÁQUINAS VIRTUAIS (OFFLINE)

Neste cenário, a máquina virtual com softwares GE a serem licenciados não está conectado à internet. Utilizando um pen drive ou servidor local, os arquivos são transferidos entre a máquina virtual offline e um computador conectado à internet que se comunica com o servidor de licenças da GE.

1. Instalação dos Softwares de Licenciamento

Em um computador com acesso à internet:

Passo 1: Feche todos os softwares GE em execução no computador.

Passo 2: Remova hardware keys conectadas, se houver.

Passo 3: Faça o download do instalador da última versão do Common Licensing a partir de nosso FTP: ftp://ftp.aquarius.com.br/Automacao/Suporte/HARDKEY/HASP/M4/License/.

Passo 4: Execute o instalador como administrador (clique com botão direito > Executar como administrador).

Passo 5: Selecione a opção Install License Client (você pode selecionar as opções do Server, mas o uso do Client é mais simplificado).

Passo 6: Siga as instruções apresentadas para realizar a instalação do software.

Passo 7: Copie o instalador do Common Licensing (baixado no passo 3) para um pen drive.

Na máquina virtual:

Passo 8: Copie o instalador do Common Licensing do pendrive para a máquina virtual.

Passo 9: Feche todos os softwares da GE em execução.

Passo 10: Execute o instalador como administrador (clique com botão direito > Executar como administrador).

Passo 11: Selecione a opção Install Local License Server e siga as instruções apresentadas para realizar a instalação do software.

Passo 12: Selecione a opção Install License Server Tools e siga as instruções apresentadas para realizar a instalação do software.

Passo 13: Selecione a opção Install License Client e siga as instruções apresentadas para realizar a instalação do software.
anterior) para realizar a instalação do License Client.

2. Geração do Arquivo de Solicitação

Na máquina virtual:

Passo 14: Inicie o License Server Administration Tool.

Passo 15: Na aba Licenses, clique no botão “Add Licenses”, no canto superior esquerdo.

Passo 16: insira um pendrive na máquina e aponte seu caminho no botão de reticências, localizado à direita do campo “Save request file to (1)”.

Passo 17: Digite ou copie e cole os códigos de ativação nos campos “Enter your activation codes” (2), encontrados no arquivo que foi enviado no CD ou no e-mail pela Aquarius Software e, após preencher todos os campos, clique no botão “Add Code” (4). Vários códigos podem ser inseridos de uma vez.

Nota: se o seu e-mail com os códigos de ativação indica que você tem mais de uma contagem de uso para o seu código de ativação, altere o valor do campo “Number of Licenses” (3) para o número que você gostaria de atribuir a este servidor de licenças.

Passo 18: Quando todos os códigos foram inseridos, clique em “Generate File” (5).

Passo 19: Transfira o arquivo de solicitação (.request) gerado para o computador online que possui o License Client instalado.

No computador com acesso à internet com o License Client ou Server instalado:

Passo 20: Inicie o License Client ou o License Server. Nas figuras de exemplo, será utilizado o License Client, mas o procedimento é o mesmo para o License Server.

Passo 21: Clique na aba “Complete Offline Process” (no Server, “Complete Offline Activation”). Em seguida, clique na opção 2 “Generate a response file from an online computer”.

Passo 22: A partir da janela seguinte, utilizando os botões com reticências, selecione o diretório onde está o arquivo transferido na etapa anterior e o diretório onde será salvo o novo arquivo de resposta. Em seguida, clique em “Generate File”.

Passo 23: O arquivo de solicitação é enviado para o servidor de licenças da GE Intelligent Platforms e um arquivo de resposta é retornado para o computador, no diretório selecionado.

Passo 24: Transfira o novo arquivo de resposta (.response) para o computador sem acesso à internet com o Local License Server.

Na máquina virtual:

Passo 25: Vá até a aba “Complete Offline Activation” e selecione a opção 3 “Use the response file to update licenses on the original offline server”.

Passo 26: O software solicitará o arquivo de resposta. Clique no botão de reticências à direita do campo “Select response file location” e aponte o local do arquivo salvo no pendrive.

O License Server Administration Tool lê o arquivo de resposta e cria a licença no servidor local de licenças. Os computadores offline da intranet com produtos GE agora podem ser licenciados através do servidor local de licenças, sem o uso de internet.

3. Ativação das Licenças

No(s) computador(es) sem acesso à internet que servirá(ão) como cliente(s) de licenças:

Passo 27: Inicie o License Client e selecione a opção 2 “Yes, for this computer from a local license server”.

Passo 28: A janela seguinte lhe permitirá obter as licenças do servidor em que ela está conectada. Utilizando as caixas de seleção à esquerda da tabela, selecione as licenças que deseja licenciar nesse computador e clique no botão “Activate”.

Nota: se não for possível conectar-se ao servidor de licenças local, verifique sua conexão local e se o arquivo “hosts” do Windows está configurado corretamente.

Passo 29: Repita essas etapas para cada computador com softwares GE a serem licenciados.

Passo 30: Execute o backup dos logs descrito no link Backup dos Arquivos para Recuperação de Licenças