Gerenciamento de Mudanças

Cópia de segurança desatualizada, corrompida ou inexistente, mudança indevida, alterações a partir de versão errada do programa e dificuldade para comparar versões são algumas situações vividas pela maioria dos profissionais que atuam com programação e manutenção de equipamentos de controle industriais, como CLPs, Supervisórios e remotas.

Infelizmente, situações como essas podem levar a acidentes, paradas não programadas, produção fora dos parâ­metros pré-estabelecidos (tanto de qualidade, quanto de produtividade), perdas e retrabalho.

O Gerenciamento de Mudanças (Change Management System – CMS) resolve essas questões, mas vai além de manter e disponibilizar cópias de segurança, centralizando as informações, identificando quando e quem fez alterações, o que foi alterado e se um programa que está ativo em um equipamento de controle foi modificado sem registro ou backup adequado.

A solução para Gerenciamento de Mudanças visa cuidar de forma mais ampla e conservar o ativo intangível das empresas – seus softwares – realizando backups automáticos e controlando versões de programas e documentos em conformidade com as normas e recomendações sobre gestão de segurança da informação, entre elas:

Os três pilares para o Gerenciamento de Mudanças completo são:

  • Confidencialidade: acesso a informação somente por pessoas autorizadas.
  • Integridade: backup igual ao programa em operação, bloqueio de alterações simultâneas não gerenciadas, alertas para mudanças indevidas.
  • Disponibilidade: restauração de desastre (disaster recovery), histórico de versões e facilidade para comparações e recuperação de versões anteriores/específicas.

 “Os CMSs funcionam como uma apólice de seguro, onde se faz um investimento para reduzir custos em caso de acidente. E o retorno sobre o investimento (em inglês, ROI – Return On Investiment) em um sistema desse tipo é extremamente rápido, pois, ao garantir disponibilidade de backup e identificar mudanças indevidas, reduz tempos de parada, com impacto direto na produtividade da empresa e na segurança operacional.” – texto extraído do artigo “Gerenciamento de Ativos Aplicado à Gestão de Software”, publicado na Revista InTech Edição número 110 – Leia o artigo na íntegra aqui.

Conheça as soluções da Aquarius para Gerenciamento de Mudanças. Consulte-nos.

Produtos Relacionados:

Artigos Relacionados

A Aquarius é referência em tecnologia e serviços para automação industrial, com soluções líderes de mercado e serviços diferenciados, do chão de fábrica ao ambiente corporativo. É a única distribuidora de software da GE Intelligent Platforms, da ACP ThinManager, da Control Station e da M.A.C Solutions no Brasil.