Aplicação do Software Proficy iFIX como padrão de software supervisório nos 48 Terminais da TRANSPETRO

A equipe de automação da Petrobras Transporte S.A – Transpetro implantou o supervisório GE iFIX, software da empresa GE Digital, em seus terminais, visando uma atualização tecnológica e melhora na segurança operacional nas operações de transferência e estocagem nos Terminais da Transpetro.

A Transpetro é a maior armadora da América Latina e principal empresa de logística e transporte de combustíveis do Brasil. A empresa atende às atividades de transporte e armazenamento de petróleo e derivados, álcool, biocombustíveis e gás natural.

A Transpetro é responsável por uma rede de estradas invisíveis formada por mais de 14 mil km de dutos. São oleodutos e gasodutos que interligam todas as regiões brasileiras e abastecem os mais remotos pontos do país. À malha de dutos se aliam terminais e uma frota de navios petroleiros. A Transpetro une as áreas de produção, refino e distribuição da Petrobras. Atua na importação e exportação de petróleo e derivados, de biocombustíveis e de gás natural.

“Através da implantação do software Proficy iFIX nos Terminais da TRANSPETRO com os padrões de telas, consultas de histórico de alarmes e eventos, desenhos de equipamentos/instrumentos, tabela de cores de status dos equipamentos/instrumentos e definições dos alarmes, foi conseguida uma maior agilidade nas operações e um aumento da segurança operacional, podendo o Operador tomar decisões acertadas para o cumprimento da missão da Transpetro.
Foi alcançada também uma maior eficiência na implementação de novos projetos pela equipe de Automação e pela equipe de Manutenção na tarefa de manter todo o sistema de supervisão e controle funcionando adequadamente”

Acesse o artigo e confira as etapas desse projeto e os benefícios alcançados pela Transpetro: Revista Mecatronica: GE iFIX Transpetro.